segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Filêmon e Baucis

Quando o amor é verdadeiro nem o tempo pode com ele! Assim é a história de Filêmon e Baucis dois velhos camponeses da Frígia, que se amavam com comovente devoção!  Os dois viviam felizes em uma cabana nas encosta de uma montanha. Viviam com simplicidade e austeridade devido a pobreza, mas ali viviam satisfeitos desde o casamento pois tinham um ao outro!
Certa vez Zeus e Hermes, disfarçados de mortais, procuravam abrigo durante uma viagem a Frígia. Foram rejeitados e mil lares antes de chegarem a porta do casal.  Lá chegando pediram a hospitalidade, e apesar da pobreza, a hospitalidade foi concedida na forma devida!  Acomodaram os hóspedes em suas próprias cadeiras, lhes serviram um vinho pobre mas que era o que tinham de melhor e lhe deram a comida que prepararam para eles próprios nos momentos de maior fartura, mesmo com a proximidade do inverno. Foram atenciosos e gentis com os Deuses disfarçados de humanos.  Os Deuses gratos pela acolhida delicada e afetuosa, depois de mil casas lhes terem fechado as portas, fizeram com que o vinho se tornasse delicioso e perene na botija e o caldeirão por mais que se refastelacem com a boa comida não esvaziasse.  Os anfitriões desconfiaram da e que estavam na presença de Deuses e resolveram sacrificar o único ganso que tinham em sua homenagem. Mas o Ganso era muito veloz e eles já idosos tinham dificuldade em pega - lo os Deuses disseram que o sacrifício não seria necessário mas que deviam seguir o ganso sem olhar para trás. 
Eles obedeceram os Deuses e seguiram o Ganso com dificuldade encosta acima. Quando chegaram pegaram o Ganso os Deuses deram permissão para que olhassem. O que viram foi o resultado de uma enchente que destruiu tudo ao redor de sua casa. Nada havia sobrado das mil casas que haviam negado hospitalidade aos Deuses. Ante seu olhar perplexo viram sua se transformar em um templo com colunas e chão de mármore e teto de ouro. Os Deuses se prontificaram a atender um pedido do casal, que pediram para servir no templo como sacerdote e sacerdotisa até o dia de sua morte. Pediram também que a morte chegasse para eles ao mesmo tempo, para que não sofressem com a dor da separação. 
E assim foi concedido. Filêmon e Baucis cuidaram do Templo enquanto viveram e, um dia, quando já estavam muito velhos, no momento da morte foram transformados em árvores, um carvalho e uma tília, que crescem lado a lado.

In: Mitos Clássicos (Jenny March)


Nenhum comentário:

Postar um comentário