segunda-feira, 13 de novembro de 2017

As Armas

Sou defensor ardente da paz e da integração universais,
Somos todos iguais e dispares, na teia cósmica que une:
grãos de areia, poeira estelar, gota de orvalho na urze,
ricos e pobres, senhores e senhoras, todos comensais,
na mesa da Grande Senhora, que tudo cria e recria.

Mas há tempo de paz e há tempo de guerra!
Hoje os brados são Ares e são de Aquiles!
As armas, as armas irmãos-  nos gritam das almeias!
O tempo das tratativas de paz se liquefez!
Ante as artimanhas dos escravistas, de agora!

Ante a abominação e a traição do amor,
ante a estupefação da dor da mentira,
ante a paralisia da surpresa do assalto,
ante o bote, peçonhento, da vil víbora!
Os paneleiros calaram-se: será dor, será vergonha?

Não mais é tempo de meias medidas,
quando o terror bate a nossa porta,
as armas, todos as armas agora
na defesa da cidadela arrasada,
da cidadania despedaçada!

Os porcos estão no poder
e sua fome é voraz!
Não há justiça na terra da iniquidade:
onde desiguais são tratados como se iguais fossem
onde as vítimas são vilipendiadas!

As armas, as armas: a luta é o que nos resta
ou o silêncio etéreo dos cemitérios
direitos mortos, descarnados e enterrados
pelos glutões parasitas da republica,
morreram sem luta?

As armas, as armas camaradas
a paz nos foi roubada
as armas, as armas companheiros
Ou tu és como os glutões e da justiça não quer nada!
Sonhas ansioso com  sua cota parte no butim da cidadania!

Paneleiros sua fome nunca foi de justiça,
pelo menos não de justiça social,
batiam panela pelo privilégio,
contra o crescimento do direito
mil vezes um Black Block como companheiro
do que tu vil e corrupto paneleiro!




terça-feira, 13 de junho de 2017

Um Senhor Aposentado

Um senhor, aposentado, vai parar na televisão!
parece falar de verdade com todo o coração!
Se não for um ator, pelo temerário, bem remunerado
não passa de um enganado pobre coitado!

Fala em seu nome e de sua família pela reforma
se for um pobre coitado desconhece a história.
Não há déficit na previdência, há um roubo antigo,
que gerou um rombo que enriqueceu muito político!

Enriqueceu também banqueiros, empreiteiros
e empresários da saúde com dinheiro dos brasileiros!
O Estado apropriado por quem deveria representá-lo!
Tudo o que fazem é roubá-lo, roubá-lo e roubá-lo!

FGTS desviado para obras que não nos beneficiaram!
Dinheiro de saúde, educação e previdência desviados
para o pagamento de juros à vorazes banqueiros
e corruptos, nefandos e sedentos empreiteiros!

Tudo permitido pelo congresso com a reedição da DRU
que autoriza o desvio do dinheiro com destino orçamentário
Então eles desviam e pagam os sócios da quadrilha e aos doleiros
para legitimar o dinheiro roubado que o tal rombo gerou!

O Estado deveria garantir com o nosso dinheiro suado,
drenado por impostos em cascata intermináveis:
ISS, IPTU, ICMS, IPI, Taxas Bancárias escorchantes…,
Saúde, Educação e assistência aos mais frágeis e necessitados.

O Estado roubado por esses senhores, “nossos representantes”
com estas funções essenciais, infelizmente,  cumprir não pode!
Não pode cumprir com o seguro contratado com os trabalhadores
Porque a previdência vai pro ralo dos insaciáveis roedores!

Que pena do pobre coitado simplório, se assim ele for!
Que pena do ator contratado, por toda a dor
que ele provocará a si mesmo e sua família citada
porque essa reforma não passa de uma tremenda cilada!

Marco Antonio da Silva Cruzeiro

domingo, 21 de maio de 2017

Esperança

Num dia cinzento e com vento
tendendo ao sombrio e soturno
frio como o solstício de inverno
a vida quase um deserto de gelo.

Dia monocromático
passa automático
como um autômato
levanto sem ânimo.

Olho pela janela, o branco,
é o que vejo!
Camadas de neve cobrindo
as cores do mundo.

Penso em como tudo era cor,
calor, sabor, odor, tato e amor!
Saudades da distante Primavera,
que tenho fé, um dia retornará!

Parece que o tempo parou
ou que outrora foi só sonho!
Um lindo desejo coletivo,
que o inconsciente gravou!

A esperança é mais ou menos assim!
Contrarrestada pela razão azeda,
dos fatos irritantes, que afirmam sim:
a nevasca não vai passar agora!

É quase uma ilusão necessária
pra suportar a borrasca que não para!
Pancada em cima de pancada,
nessa gente tão, tão sofrida!

Suportar o insuportável
esperando dias novos,
dias melhores, dias solares,
que façam enfim o degelo!


Oh razão intragável,
tenha dó desse povo,
dê espaço para flores,
nos dê um descanso!

Marco Cruzeiro
Das duras notícias e as formas de recebê-la
Partindo da premissa que a notícia é dura
penso que a melhor forma de recebê-la, 
se possível seja suave!
Mas qual a alquimia que transmuta
a pedra áspera e dura
em um edredom quentinho e aconchegante?
Entre desejo e a realidade existe um abismo!
É possível transpô-lo com coragem e ciência!
Coragem para não dourar a pílula amarga
e ciência, que pelo método, nós aproxima
sucessivamente da chance de obter êxito! 
Como, exige, qualquer alquimia:
Amor, cuidado e persistência;
Respeitar, como se sua fosse, a dor alheia
e plantar, regar e cuidar a semente da resiliência!
Um dia a dor cede e vira saudade
e chuva suave sucede a tempestade!
Duras notícias exigem empatia
para que quando transmiti-las
possamos ser gentis e amaros
tranquilos e com braços abertos
para reconfortar no abraço apertado
respeitando o espaço que nos é dado!
Tudo tem seu tempo! E só o tempo não para!
Todo o mais é perene e breve, ante a eternidade!
Tudo passa, tudo sempre passará, na sua hora!
Serenidade, resiliência, aceitação e verdade
para transmitir notícias, por mais que sejam duras!
O tempo e os linimentos do amor curam as feridas!
Tudo cicatriza, tudo ensina!
A dor pode nos tornar mais fortes,
pode nos tornar pessoas sábias!
Tudo depende do amor que recebes!
Dor só ensina se houver amor:
recebido e ofertado!
Marco Cruzeiro.

sábado, 15 de abril de 2017

Somos Todos Um

Preciso limpar meu coração
No fogo feroz da estrela, 
No fogo que me purifica,
preciso voltar-me  para dentro
E calar o tumulto interno
Da cacofonia de vozes que não calam.

Preciso retornar ao lar
Aquietar os pensamentos
Respirar devagar, sentindo:
O ar entrar e sair o ar
Lento e ininterrupto progresso:
Do ar que entra, que sai...
Que sai, que entra...
Sem atropelos de parte à parte. 

Estar vivo é respirar
Preciso me lembrar
Do ar que entra
E do ar que sai
Inspirar e expirar
Um movimento de cada vez

O sol nasce 
Percorre o céu
E depois se põe
Do leste para o oeste
Progredindo sem desvios
Assim também é a vida
Todo o resto é engano,
Medo e ilusão do Ego.

Preciso redescobrir o caminho,
A trilha segura de volta a casa,
Aquela que sai de mim
Passeia pelo Cosmos
E retorna a fonte, 
Ao grão original
A paz e a quietude
De antes do big bang, 
Antes da germinação do universo.

Todos somos o mesmo
Somos unos e diversos
Da mesma semente original
Que explodiu e continua a explodir
Por meio de nós diversos universos
Universos por todos os lados. 
Aquieta o coração e saiba
Partícula por partícula
Estamos todos integrados
Somos mais do mesmo
Somos todos irmãos. 

Marco Cruzeiro
Inverno de 2015

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Sejamos mais sábios

Boas novas estão tão raras,
mas as flores ainda persistem!
Corrupção, violência, guerras...
mas a vida, ainda assim, insiste!
O que nos faz tão resilientes?
Não são as paixões,tão efêmeras!
Seriam então uma blindagem resistente?

Mas qual seria a sua natureza:
Seria a esperança por dias melhores,
seriam os ícones de pureza d'alma,
O exemplo impactante dos mártires,
a calmaria que vem depois da fúria:
de amar tanto a quem se ama simplesmente?
São tantas as dúvidas e tão poucas as certezas! 

E realmente o que importa?
Pra mim, é que você ainda se importa,
ainda é capaz de sentir a dor alheia
como se fosse ela integralmente sua!
Sentir a alegria da conquista alheia
como se fosse de fato também sua vitória!
Se aprazer na dor e delicia de ser
o melhor que pode no momento presente!
Estar de fato na presença das pessoas
e das pequenas maravilhas dos cotidiano!
É fazer o certo porque é certo!
não por uma suposta recompensa! 

Persisto porque acredito na humanidade
persisto porque não tenho alternativa,
senão sucumbir a um mar de podridão!
Persisto porque tenho ainda coração,
porque tenho coragem de amar e sonhar!
Por hora, mantenhamos vivo o sonho primaveril,
de um novo recomeço, do por vir,
depois de um tenebroso e longo inverno!

O amanhã virá e é promessa de vida nova
que brotará do chão calcinado pelo frio!
Que a primavera seja prodiga em flores
que seja prodiga, também em muitos amores!
Amores do corpo e  de amores da alma!
Que sejamos abertos e entregues
e não frívolos e egocentrados!
Porque tudo são escolha e consequências:
sejamos um pouco mais sábios!

Marco Antonio da Silva Cruzeiro
  





sexta-feira, 7 de abril de 2017

Blog Essência Wicca

Oração da Cura à Deusa Mãe

Senhora,
Você cura com o olhar e o toque,
você cura com o pensamento.
Você cura com as ervas da terra.
Você cura durante o dia e a noite,
na tristeza e na alegria.
Você cura pelo sopro de primavera e outono.
Você cura carne e alma.
Você cura o espírito além da esperança
com o amor desvinculado.
Ó Senhora dos olhos de luz
com o coração e as mãos,
Você cura meu coração inquieto.

Afirmação Diária
Em nome do Todo-Mãe:
Eu vou falar apenas coisas boas, mesmo quando a correção ou a crítica é necessária.

Oração final
Terra Mãe, Mãe de toda a vida. Dou-Te graças por Tuas bênçãos:
o fruto das árvores, o fruto do meu espírito;
abundância da vida.

Deméter
Blog Essência Wicca